"A Verdade não precisa de defesa; por si mesma ela se defende. A Verdade precisa ser proclamada!"
21 setembro 2010
Quando Jesus não salvou ninguém!
Por Marcos David Muhipointner Estou tendo o prazer, privilégio e responsabilidade de ministrar um curso na Escola Bíblica de Discípulos, na minha igreja local. O curso se chama O Evangelho de Jesus e o Jesus dos Evangelhos. Nesse curso abordamos vários aspectos da vida e ministério de Jesus como o Messias prometido. No nosso encontro de ontem vimos como Marcos apresenta Jesus Cristo. Ao contrário de Mateus, no seu relato, Marcos mostra a todo instante Jesus em ação, indo de cidade em cidade e realizando “sinais e prodígios”.
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11 comentários:
Excelente reflexão!
Olá, Felipe!
Realmente, o Marcos acertou em cheio nesta reflexão.
Grande abraço!
Cristo o abençoe!
Parece que deve ser investigado um dado importante: Tiro e Sidom não foram visitadas por Jesus. Em todas as cidades Jesus operou milagres, de fato em algumas menos, em algumas poucos, mas em todas fez milagres.
Favor conferir dados geográficos e históricos. Se eu estiver certo,muda totalmente a abordagem do texto que terá que ser refeito na sua intenção.
Um abraço a todos.
Corrigindo:
Jesus foi a costa de Tiro e não a cidade e o seu propósito era pregar primeiramente aos Israelitas e não aos não Israelitas, mesmo assim curou a mulher que insistiu dizendo: até os cães comem das migalhas que caem da mesa de seus senhores". As pessoas lhe eram trazidas até da Síria para que eles as curassem.
Fica assim explicado porque Jesus não curou pessoas em Tiro e Sidom.
Mateus 15:21 a 32 )
A intenção do texto não encontra amparo no registro bíblico. Jesus não visitou Tiro e Sidom como visitava as cidades de Israel, mesmo porque Jesus não deixou Israel a não ser na infância quando Maria e José fugiram com o menino sob ordem de Deus para lá. Sindom fica no Líbano e Jesus chegou a ria a costa próxima. As pessoas sabendo de seus prodígios e fama, deixaram os seus lares e foram até ele.
continua...
continuando...
Para se ter uma idéia geográfica e histórica da passagem em questão:
SIDOM: 1. o filho mais velho de Canaã, o legendário fundador de Sidom 2 (Gn 10.15). 2. É hoje Saída. Uma antiga e rica cidade da Fenícia, edificada sobre um pequeno promontório que entra no mar Mediterrâneo. Em tempos antiquíssimos foi mais importante do que Tiro (Js 11.8 - 19.28 - Jz 18.7). Um antigo historiador afirma que os habitantes de Sidom fundaram TIRO - mas não há prova deste fato, a não ser chamarem-se sidônios os habitantes de Tiro. os sidônios, porém, é que nunca são chamados tírios. Seja como for, esta circunstância tende a mostrar que nos tempos primitivos foi Sidom uma cidade de extraordinária influência. Além disto, usa-se a palavra sidônios como sendo um nome genérico, significando os fenícios ou os cananeus (Js 13.6 - Jz 18.7,28). Na última passagem teria sido a cidade de Tiro mencionada, se fosse efetivamente de igual importância, porque era da mesma religião, e achava-se mais perto 32km. Mas em tempos bíblicos estava geralmente Sidom subordinada a Tiro. Sidom ficava nos limites de Zebulom: foi cedida a Aser, e ocupada - mas a idolatria dos seus habitantes, que não tinham sido expulsos, era um laço para os israelitas (Gn 49.13 - Js 13.6 - 19.28 - Jz 1.31 - 10.6 - 2 Sm 24.6 - 1 Rs 16.31,32). Do mesmo modo que Tiro, que fica uns 32km ao sul, vivia Sidom em estreita aliança com os israelitas. Um dos seus reis foi Etbaal, pai de Jezabel, mulher de Acabe (1 Rs 16.31) - a cidade de Sidom foi denunciada pelos profetas (is 23 - Jr 25.22 - 27.3 - 47.4 - Ez 28.21,22 - Jl 3.4 - Zc 9.2). Jesus visitou os sítios próximos de Sidom, afastados quase 80km de Nazaré (Mt 15.21 - Mc 7.24 a 31) - os seus habitantes recorreram a Ele (Mc 3.8 - Lc 6.17) - estava sujeita ao governo de Henxies (At12.20) - e foi residência de cristãos (At 27.3).
Um abraço a todos mais uma vez.
dados históricos e geográficos:
SIDOM: 1. o filho mais velho de Canaã, o legendário fundador de Sidom 2 (Gn 10.15). 2. É hoje Saída. Uma antiga e rica cidade da Fenícia, edificada sobre um pequeno promontório que entra no mar Mediterrâneo. Em tempos antiquíssimos foi mais importante do que Tiro (Js 11.8 - 19.28 - Jz 18.7). Um antigo historiador afirma que os habitantes de Sidom fundaram TIRO - mas não há prova deste fato, a não ser chamarem-se sidônios os habitantes de Tiro. os sidônios, porém, é que nunca são chamados tírios. Seja como for, esta circunstância tende a mostrar que nos tempos primitivos foi Sidom uma cidade de extraordinária influência. Além disto, usa-se a palavra sidônios como sendo um nome genérico, significando os fenícios ou os cananeus (Js 13.6 - Jz 18.7,28).
continua...
continuando...
Na última passagem teria sido a cidade de Tiro mencionada, se fosse efetivamente de igual importância, porque era da mesma religião, e achava-se mais perto 32km. Mas em tempos bíblicos estava geralmente Sidom subordinada a Tiro. Sidom ficava nos limites de Zebulom: foi cedida a Aser, e ocupada - mas a idolatria dos seus habitantes, que não tinham sido expulsos, era um laço para os israelitas (Gn 49.13 - Js 13.6 - 19.28 - Jz 1.31 - 10.6 - 2 Sm 24.6 - 1 Rs 16.31,32). Do mesmo modo que Tiro, que fica uns 32km ao sul, vivia Sidom em estreita aliança com os israelitas. Um dos seus reis foi Etbaal, pai de Jezabel, mulher de Acabe (1 Rs 16.31) - a cidade de Sidom foi denunciada pelos profetas (is 23 - Jr 25.22 - 27.3 - 47.4 - Ez 28.21,22 - Jl 3.4 - Zc 9.2). Jesus visitou os sítios próximos de Sidom, afastados quase 80km de Nazaré (Mt 15.21 - Mc 7.24 a 31) - os seus habitantes recorreram a Ele (Mc 3.8 - Lc 6.17) - estava sujeita ao governo de Henxies (At12.20) - e foi residência de cristãos (At 27.3).
continua...
Assim sendo, embora a intenção fosse sustentar que Jesus não quis, desejou fazer algum milagre alguma vez,o episódio e o registro bíblico não dão esse respaldo.
É absolutamente estranho procurar uma razão para justificar que Jesus não queira fazer algo e tentar prová-la.
Mas isso não depõe contra o irmão nem contra o blog que a exemplo do Kálamos é uma excelente proposta que nos anima a debruçarmos sobre os textos bíblicos e sobre o trabalho reflexivo dos demais irmãos. E a reflexão em questão é exemplo de erro de análise que todos nós estamos sujeitos a fazer e o fazemos não poucas vezes. Trata-se de um exercício salutar sem dúvida.
Um grande abraço querido irmão Jorge e aos demais.
Há mais uma coisa:
A referência feita por Jesus a essas cidades provam a sua onisciência, pois cita Tiro, Sidom, Sodoma e Gomorra, não do seu tempo mas do passado, da época da glória de cada uma dessas cidades.
Lembra quando você refletiu sobre o alcance do conhecimento do Senhor Jesus e sua humanidade? Se puder volte a esse tema, mostrando fatos e regisdtro s bíblicos que comprovem o conhecimento de Jesus do passado, do presente, do coração das pessoas e do futuro.
Um abraço Jorge.
De acordo.
Porque Jesus cita tbm Sodoma e gomorra. Ele esteve lá? Mas Ele fala de tiro e sidom quando foram amaldiçoadas em Is23/Ez26
Assim como estava falando da destruição de sodoma e gomorra, tbm estava falando da conquista de tiro e sidom pelos inimigos.
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