"A Verdade não precisa de defesa; por si mesma ela se defende. A Verdade precisa ser proclamada!"

17 junho 2010

Sua Bíblia Merece Confiança?









Por Jorge Fernandes Isah



Há algo que realmente não entendo, e do qual não li, até agora, nenhuma explicação plausível para o sua veracidade. Os exegetas e hermeneutas reformados(1) sempre afirmam que a Escritura é inerrante, divinamente inspirada e infalível, contudo, esse conceito não é corroborado em relação às cópias e às traduções. Algumas simples perguntas: 

Primeiro, se as cópias e traduções não são infalíveis, como saber se o original é?... Talvez, respondam: o texto bíblico afirma que a Escritura é infalível... Tudo bem, concordo. A Escritura diz isso de si mesma. Mas se o que temos são cópias e traduções do original, o qual já não existe, é possível inferir então que nem tudo que está escrito na Bíblia é correto, certo? Já que elas (as cópias) não são infalíveis, inerrantes e divinamente inspiradas, como saber se o que está escrito é certo ou errado?
 
Segundo, outros diriam: O volume de cópias contendo um mesmo princípio e texto revela que ele é verdadeiro... Mas se as cópias não são infalíveis, não é possível ao erro ser copiado inúmeras vezes e constar de inúmeras cópias, permanecendo como erro, a despeito da quantidade de provas da sua existência?
 
Terceiro, Deus, o qual garantiu a infalibilidade, inerrância e inspiração da Bíblia não seria poderoso o suficiente para "garantir" que as cópias(2) também permanecessem tal como os originais, e fossem fielmente transmitidas nos séculos vindouros? Por qual motivo Ele não preservaria essas qualidades às cópías, visto que elas chegariam ao Seu povo, no futuro, como a expressão da Sua revelação ao homem?
 
Muitos teólogos e estudiosos dizem que apenas os originais ou autógrafos são inerrantes, infalíveis e divinamente inspirados. Porém, como é possível que se saibam inerrantes, infalíves e divinamente inspirados se não existe um só autógrafo na atualidade para comprová-lo? Existindo apenas cópias desses originais, as quais, para eles, não detém as características dos autógrafos, o que teríamos seria a Palavra fiel de Deus? Em outras palavras, o que eles defendem é a impossibilidade de se crer naquilo que as cópias dizem, ainda que o digam dissimuladamente; enquanto outros, descaradamente, confirmam essa falsa premissa.
 
Pelo que consta, apenas o pr. Paulo Anglada(3) entre os reformados, sustenta a fidelidade das cópias, as quais mantêm as mesmas virtudes dos originais. E junto-me a ele em coro. Não é possível eu pegar a minha Bíblia e lê-la, acreditando ser a Palavra de Deus, sem que ela seja inspirada, inerrante e a infalível revelação do próprio Deus. Do contrário, seria um livro qualquer, e não a regra de fé e vida do cristão. Como os liberais e emergentes asseguram: seria apenas um livro moral entre tantos livros morais existentes.
 
Portanto, para mim, permanece um enigma essa declaração dos exegetas reformados (pelo menos, parte deles), e os seus argumentos levam-nos a apenas uma constatação: a Bíblia que lemos pode não ser a Palavra de Deus. E isso, no mínimo, é um absurdo, visto que eles mesmos são guiados e orientam outros a guiarem-se por ela.
 
Pode as cópias conterem algo que o texto original não contém? Não. A própria palavra de Deus garante que a Bíblia é a expressão da revelação divina, e de que Ele preservá-la-ia fielmente contra qualquer corrupção (Dt 4.2, Jr 1.12, Sl 119.160, Mt 24.35,1Pe 1.23-25).

Desde a igreja primitiva, por exemplo, sabe-se que as cartas paulinas eram copiadas e lidas em várias igrejas em continentes diferentes (circulavam entre as inúmeras igrejas), e nem por isso pairou qualquer dúvida quanto à sua legitimidade.
 
Para mim, é apenas mais uma contradição humana entre tantas que os religiosos evangélicos têm. E o que fica, ao fim, é a Escritura infalível, inerrante, poderosa e inspirada divinamente: a palavra do bom e gracioso Deus(4).

OBS: (1) Não é uma crítica exclusiva aos reformados, nem um tom de criticar os reformados. É que o crente, reformado ou não, no intuito de, muitas vezes, garantir a veracidade de algum dogma ou conceito, se cerca de "garantias" humanísticas provenientes em sua maioria da ciência, em especial da metodologia, arqueologia e filosofia que, ao invés de assegurar, confunde aquilo que é explícito na revelação escriturística. Os reformados acertam na maioria dos seus princípios, mas não dá para concordar naquilo em que erram. É pouco, mas ainda assim, são erros. E o que falar dos batistas (e sou um batista), dos pentecostais e neo-evangélicos?

(2) Interessante que os textos utilizados para as diversas traduções até o séc XIX foram o Texto Massorético hebraico e o Textus Receptus grego (Texto Majoritário; nas língua originais), os quais perfazem mais de 98% das cópias preservadas ainda hoje; onde há uma impressionante uniformidade textual e, historicamente, foram desde o princípio recebidos pela igreja como cópias fiéis do texto original.
A partir da metodologia "crítica" adotada por Westcott e Hort, cuja base é simplesmente a de “confiar” na cópia mais antiga, na cópia mais próxima do original, mormente os códices Sinaítico e Vaticano (texto eclético; menos de 2% das cópias), o espírito cientificista e racional tem procurado levar ao descrédito o Texto Majoritário.
Somente entre os textos ecléticos há mais de 3.000 diferenças entre si, e muito mais em relação ao Texto Majoritário (o qual, como já disse, tem uma uniformidade maravilhosamente admirável).

(3) O pr. Paulo Anglada é pastor presbiteriano da Igreja Presbiteriana Central do Pará, proprietário da Knox Editora, e autor de vários livros. Em especial, abordando a questão escriturística, indico o ótimo livro “Sola Scriptura” (leia o meu comentário ao livro AQUI), Editora Os Puritanos, onde ele defende a suficiência da Bíblia a despeito da descrença liberal (e às vezes ortodoxa) dos defensores do texto crítico, também conhecido como movimento da Crítica-Textual ou Alta Crítica.

(4) Entendo que, como as cópias, Deus preservou as traduções que se baseiam nas cópias igualmente preservadas. O texto eclético, de onde se originou a Almeida Atualizada, Almeida Século XXI, NVI, e a aberração chamada NTLH, mostra a sua “fragilidade” pela quantidade de erros (p.ex., o papiro P66 apresenta uma média de dois erros por versículo), pelo número reduzido de cópias (demonstrando sua pouca ou nenhuma utilização pelas igrejas), e o próprio descrédito com que a igreja o tratou (o Códice Sinaítico foi "salvo" por pesquisadores russos quando estava prestes a ser incinerado no mosteiro ao sopé do Monte Sinai em 1859).
Sabemos também que muitos heréticos dos primeiros séculos corromperam e “reescreveram” parte da Bíblia, como Marcião, por exemplo; os quais, bem como suas doutrinas, foram rejeitados pela Igreja Primitiva, assim como os textos apócrifos. Fica a pergunta: não é estranho que após dezenas de séculos no ostracismo, somente pouco mais de cem anos atrás o texto eclético ganhou “status” de palavra de Deus?.
Assim, creio que a tradução fiel ao Texto Majoritário é a realizada por João Ferreira de Almeida, disponível no Brasil como ACF (Almeida Corrigida e Fiel, editada pela SBTB); e, desta forma, Deus preservou infalivelmente a Sua palavra em língua portuguesa.

10 comentários:

Pr. Maurício Cerqueira disse...

A totalidade das igrejas e púlpitos evangélicos estão repletas de bíblias corrompidas e os mesmos, totalmente despercebidos da realidade, ou melhor dizendo da Verdade que liberta.
Como pode uma igreja, ou um irmão se edificar espiritualmente com estas bíblias?

Mc 7.16 Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça.

ACF - Almeida Corrigida Fiel da Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil, encontra-se para comprar; Bíblia online e muito mais neste site: www.biblias.com.br , infelizmente a única com o texto genuíno, inerrante e preservado pelo Altíssimo. Todos conhecem o versículo em Filipenses 4.13 Posso todas as coisas NAQUELE que me fortalece. No texto original da ACF lemos: Posso todas as coisas em CRISTO que me fortalece.
Para os que tem zelo pela Palavra, podem consultar este site: solascriptura-tt.org Defesa da Bíblia e fé, fundamentalista. Pesquise, muitos temas, inclusive sobre as bíblias corrompidas.
Que Deus nos abençoe.

Jorge Fernandes Isah disse...

Pr. Maurício,

obrigado por sua visita e comentário.

Não seria tão radical a ponto de dizer que algumas traduções [poucas, muito poucas] também foram preservadas por Deus. Por exemplo, Deus me converteu através de uma Bíblia Católica que minha esposa me deu, pois eu odiava crente e igreja, logo, era quase impossível eu ter contato com ACF. Mas posso garantir que a minha conversão se deu pelo poder da Palavra e pela ação do Espírito Santo.

O ponto principal do meu texto não é nem qual tradução é melhor ou não, mas se há uma tradução fiel aos autógrafos ou não. Porque não consigo entender crentes que têm a Escritura como regra de fé não crerem em sua inerrância, infalibilidade e inspiração; não crêem no poder de Deus para preservá-la como foi escrita originalmente. Se ela não é o que diz ser, nossa fé também não é o que dizemos ser. Há uma incoerência gritante, e que tentam justificar através do cientificismo travestido de estudo e tradição.

Como disse em um comentário em outro lugar, já tive várias traduções da Bíblia; hoje tenho apenas e tão somente a ACF. Sem, contudo, desprezar alguns textos próximos como a RC e a RA.

Cristo o abençoe!

Abraço.

Jorge Bessa disse...

Excelente post, tanto em seu questionamento central quanto na conclusão da questão, não deixando, portanto, espaços abertos a interpretações dúbias. (Confesso que fiquei temeroso no início do post uma vez que não sabia aonde vc chegaria, embora já imaginasse que seria uma conclusão madura, como sempre).

Que Deus continue te abençoando, meu irmão e xará, e que Ele continue nos abençoando através de ti.

Um forte abraço

Jorge Fernandes Isah disse...

Jorge, meu irmão e xará!

Obrigado pela visita e comentário.

O irmão anda sumido...

Confesso que também fiquei temeroso do caminho em que ia trilhar, mas graças a Deus que meu deu entendimento para não ir por onde não queria que fosse. Parece meio "dúbia", ter um duplo sentido, esta minha afirmação, mas é que estava um pouco inseguro ao escrevê-lo. Mas muito do que está aqui se deve ao livro do pr. Paulo Anglada, que me alertou para algumas coisas que não havia pensado, me levando a concluir na completa incoerência de alguns que afirmam seguir a fé bíblica, mas não acreditam na inerrância, infalibilidade e inspiração da Bíblia que têm em mãos. E estão certos de seguir algo que não mais existe [os autógrafos], como se Deus não fosse capaz e interessado em preservar a Sua palavra.

Mas é assim mesmo, o homem é um ser incoerente em si, por isso Cristo nos ordena a ter a Sua mente, em absoluta coerência.

Grande abraço, meu irmão!

Cristo o abençoe!

PS: gostaria de contatá-lo por email e conversar sobre alguns pontos que levantei neste texto. Farei em breve, se o irmão dispuser de tempo.

Pr. Maurício Cerqueira disse...

Irmão em Cristo,

Jorge Fernandes, desde já agradeço o espaço cedido, para honra e glória do Senhor Jesus Cristo (Veja: 1 Pe 4.11; Is 8.20).

Deus Soberano (Is 55.8) permitiu iniciar as corrupções na sua Palavra, como bem sabemos até pouco tempo atrás, mais precisamente por Westcott e Hort, ao coligir o Texto Crítico (T.C.) donde Satanás que não brinca, usa os que se encontra com a brecha aberta, amantes do vil metal e infiltra nas BLH; NVI; ARA (Almeida Atualizada); VIDA; ALFALIT; THOMPSON; VIDA NOVA... com mais de 3600 versículos adulterados. A ARC – Almeida Revisada e Corrigida que até 1894 era fiel ao texto original e atualmente a edição de 1995 só no NT constam 138 versículos corrompidos. Detalhes completos e exaustivos no site: solascriptura-tt.org.

Sem precisar citar os vs 18 e 19 de Apocalipse 22; e sem falar nas outras aberrações infiltradas por estes dois críticos textuais nas diversas bíblias corrompidas que estão nas mãos da maioria de crentes que não tem e nem querem ter compromisso com a Palavra. E, a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá... Lc 12.48b ...como fica? Não se vê uma igreja a tocar a trombeta, a fazer, por exemplo: “Campanha de santificação” “Campanha de pagar o preço: preço de morte, morte da carne, morte da vontade, morte do querer, morte do homem”. Nem precisa mencionar aqui as campanhas que são convocadas.

1 Coríntios 11.19 E até importa que haja entre vós heresias, para os que são sinceros se manifestem entre vós.

Digamos que só existissem Bíblias fiéis ao Texto Recebido, mudaria alguma coisa? Traria alguma diferença? Vejamos o que nos diz o Perfeito através de Sua Palavra Sagrada.

Fl 2.21 Porque todos buscam o que é seu, e não o que é de Cristo Jesus.
Mt 10.22 E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até o fim, esse será salvo.
Lc 13.23,24 E disse-lhe um: Senhor, são poucos os que se salvam? E ele lhe respondeu: 24 Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão.
...continua

Pr. Maurício Cerqueira disse...

...continuação.
Lc 14.26 Se alguém vier a mim e não aborrecer (neste vs, significa ‘amar menos’) seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. 33 Assim, pois, qualquer de vós que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo.
Lc 16.16 A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele.
Lc 17.32 Qualquer que procurar salvar a sua vida, perdê-la-á e qualquer que a perder, salvá-la-á.
Jo 5.39 Examinai as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna (a salvação), e são elas que de mim testificam;
Jr 15.16ª Achando as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração.
Ez 22.30 E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro, e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; porém a ninguém achei.
Pv 28.9 O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável.
2 Jo 9 Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho.

Deus é soberano e tudo, tudo que ocorre é com sua permissão; Tsunami; tragédias; Illuminati;
Nova Ordem Mundial (Governo do anticristo); até as Bíblias corrompidas (Ver Am 3.6,7; 5.21,23; Pv 16.4; Dt 32.39; Is 1.3; 30.9; 45.7; Jr 17.9,10; Mt 22.29), as profecias se cumprem ao pé da Palavra.

A conversão inédita de Saulo se deu numa perseguição aos cristãos. Mas será que foi uma conversão genuína? Alguém tem dúvida? Paulo após sua conversão, estando ausente, mas presente em espírito, determinou ao que praticou tal abominação na igreja, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, esse tal fosse entregue a Satanás para destruição da carne e pela misericórdia ainda, o espírito seja salvo no dia que o Senhor Jesus vier buscar sua igreja. (Grande é esse mistério). Ver em 1 Co 5.5 Tamanha conversão, tamanha autoridade lhe foi delegada por Cristo.

Lm 5.21a Converte-nos a ti Senhor, e seremos convertidos;

Conversão desde o século xx, passou a ser: Levantar as mãos, receber uma oração de salvação; ir à igreja, descer as águas e já recebe o Espírito Santo (At 5.32b), já ganhou a vida eterna. 'Jesus já fez todo sacrifício por nós', ‘Oh Glória.’ Nascer da água e do Espírito é só de boca para fora. ‘O que Jesus te prometeu, Ele vai cumprir, pois não é o homem para que minta.’ O Pai da mentira atua grandemente nesta área, muitos totalmente enganados, confundidos com esta falácia maligna que perpetua nas igrejas.

O Deus que me alistou, Ele não cumpre e nem cumprirá com os seus a totalidade das promessas Bíblicas, de revelações ou profecias. Sabem por quê? Veja: Tg 4.8; 1 Sm 2.30b ...aos que me honram honrarei, porém aos que me desprezam serão desprezados; 2 Cr 15.2b O Senhor está convosco, enquanto vós estais com ele, e, se o buscardes, o achareis; porém, se o deixardes, vos deixará; 12.5b; 24.20b; 1 Sm 15.26; Os 4.6; Ml 3.7; Zc 1.3; Nm 14.43
Assim disse o Senhor numa profecia: “As Minhas promessas cumprirei todas, mas só para os que Me OBEDECEM”
...continua

Pr. Maurício Cerqueira disse...

...continuação.

As faculdades de fabricação de novos empresários de Templos e formadores em heresiologia, sofisma, ‘doutor em divindade’ é moda atualmente na internet, é ‘impactante’ em diversos vídeos de "pregadores" evangélicos no youtube e o pior, pa$tore$ das lideranças evangélica$ do país, por trá$ desse embu$te. Diplomas de pastores com 3 meses; de Doutor em Divindade, com 6 meses de curso (Pagou pa$$ou). Enquanto os dirigidos pelo Senhor, com referência ao diploma Ele diz: “O seu diploma, está no teu coração. Mas é preciso pegar este diploma (secular), por causa dos fariseus”

Um curso de Teologia ‘decente’, tem duração igual a um curso universitário secular. Mais um, dos tantos sinais bíblicos de apostasia no meio evangélico, de que o fim está próximo.

Recentemente a CPAD teve que tirar as pressas do mercado à bíblia DAKE recentemente lançada e fedida de heresias em notas de estudo, que incomodaram alguns cristãos sinceros, que tocaram a trombeta.

O Senhor diz assim: “EU amo o pecador, não amo o pecado e o DESOBEDIENTE EU abomino”.

Ver Rm 1.5 A fé tem que caminhar junto com a OBEDIÊNCIA.
É a OBEDIÊNCIA que provém da fé. A fé que salva é também a fé que OBEDECE. “Aquele que pela fé é justo, viverá.” “Obediência é a maior prova de fé que um servo pode dar a Deus”. Fé = a oração perseverante.
O engraçado, é que muitos como robô, dizem ter fé e muuuiiiita. Veja o que é blasfêmia em Ap 2.9 e 3.9 Os que se dizem crentes e não o são, mas mentem, mas são a sinagoga de Satanás.

FÉ e GRAÇA na BEP – Bíblia de Estudo Pentecostal da CPAD pg. 1704, além de outros 79 temas do Índice de Estudos Doutrinários. Ao aluno aplicado, com zelo, o Espírito Santo dá o discernimento espiritual para enxergar quando o texto, ou parte, não provém do Senhor. Comentaristas humanos sujeito a falhas. Lm 3.22 A misericórdia do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim.

Talvez essa seja uma das permissões do SENHOR em me fazer comer, mastigar, examinar, meditar por 14 anos nesta Bíblia Revisada e Corrigida e nesses Estudos onde há alguns erros, que o Senhor revela, mostra aos estudiosos com zelo. O Senhor conhece os seus.

De todas as Bíblias existentes de Estudo, essa BEP é a única que o Senhor manda mergulhar de cara, atualmente, só no Índice de Estudos Doutrinários e na Palavra, pela ACF ou a King James (Já existe versão em Português, Novo Testamento da SBTB. Uma outra editora lançou a King James NT com Salmos e Provérbios, notas, comentários e estudos bíblicos, Versão Atualizada; ou seja, corrompida, anátema. Fiquemos apercebido).

...continua

Pr. Maurício Cerqueira disse...

...continuação (final).

Aos que conhecem as pequenas Bíblias azuis distribuídas pelos Gideões, O Novo Testamento com Salmos e Provérbios versão João F. de Almeida e edição Revista e Corrigida, possui o Texto da SBTB da ACF – Almeida Corrigida Fiel. Fácil de conseguir.

Todas as citações bíblicas mencionadas aqui, são da ACF - Almeida Corrigida Fiel, da SBTB - 1995. Fiel ao texto original em grego baseada no Texto Recebido.

A ARC (Almeida Revista Corrigida) até 1894 (relíquia) fiel ao texto original em grego e ACF da SBTB - 1995 são as únicas Bíblias impressas que o crente deve e pode usar, pois são boas herdeiras da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada e impressa, na Reforma, com o Textus Receptus.
Possuo algumas versões, para comparações e conhecimento das aberrações. Em 14 anos de manuseio na ARC – BEP, sabendo onde está o versículo na memória, na pg. da direita, na coluna da esquerda, habituado como poderia dizer: ‘apontar de olhos fechados’. Pois meu trabalho é ficar na caverna comendo a Palavra. Muitas horas de estudo, de pesquisa, de examinar... Até o SENHOR me mandar passar para a ACF, deixei de lado as duas BEP usadas nesses 14 anos com muitas anotações e marcas identificáveis. Glória a Deus, foi com muito gozo que mergulhei de cara no Texto genuíno, começando novamente como se fosse da estaca zero, mas com um aumento considerável em experiências espirituais, principalmente em relação a quando se pensa saber alguma coisa e dá conta que nada se sabe.

Não as ARC SBB-1995; SBA 1942; IBB 1948; ARC 1975 IBB; 1968 IBB; CPAD 1995 que eram também baseadas no Textus Receptus (T.R.) até 1894, donde então o fermento do T.C. (Texto Crítico) começou a infiltrar de 1 a 2% nessas Bíblias que até 1894 foram preservadas com o texto genuíno.

Nem pensar em ter como estudo, ou o manuseio da Palavra inerrante as BLH: NVI: VIDA: ALFALIT: THOMPSON; ALMEIDA ATUALIZADA; VIDA NOVA; E VÁRIAS OUTRAS MODERNINHA$ LANÇADA$ COM $EGUNDA INTENÇÕE$. São essas que usam o Texto Crítico (T.C.), que ataca a divindade de Cristo, a morte vicária de Cristo, a doutrina da Trindade, a inspiração da Bíblia, a doutrina da salvação, a importância do jejum bíblico... O TC extirpa centenas de títulos divinos de Cristo, o TC extirpa o “Amém” em alguns livros do NT e frisando novamente, muito mais deve pesquisar, neste site: solascriptura-tt.org Defesa da Bíblia e fé, fundamentalista.


Obrigado, pelo espaço,
Abraço.

Deus nos abençoe, em nossa peregrinação.
Amém!

Jorge Fernandes Isah disse...

Pr. Maurício,

o irmão repete alguns pontos do primeiro comentário e acrescenta outros que não fazem parte do cerne do meu texto.

Concordo com muito do que disse, mas não concordo com algumas coisas. Como não é esse o meu foco, e o motivo do debate, não emitirei opinião.

Quanto às traduções, acho que o meu texto foi claro quanto ao que penso. Não acrescento nem tiro uma vírgula do que disse.

Quanto às Bíblias de Estudo, desde muito tempo não as tenho mais. Elas são bons instrumentos para os neófitos, mesmo assim, tenho ressalvas quanto ao conteúdo da maioria delas. As que já tive, ou dei ou vendi.

Por falar nisso, fui até o seu blog e lá não há informações sobre o irmão, sua igreja, etc. Parece-me que o irmão é calvinista, pelos vídeos e textos do Piper e outros autores. O seu comentário dá também a idéia de que seja calvinista. Seria bom que o irmão deixasse um email para futuros contatos, não somente meu, mas de outros leitores. Especialmente pelo fato do irmão ser pastor.

Fica na paz eterna do nosso Senhor, meu irmão!

Novamente, obrigado pela visita e comentário.

Anônimo disse...

irmão jorge, Paz e Graça!
Otimo Post a cerca do assunto.
Quanto as traduções biblicas, seria possivel um quadro (grafico) informando as alterações (apenas para comparação e estudo).
ha muito eu li um termo na biblia sobre "..Porque assim lhe amontoarás brasas sobre a cabeça; e o SENHOR to retribuirá (pv25,22), so mais tarde lendo uma tradução que nao lembro descobri o seguinte (.. e lhe deixe vermelho de vergonha..)
Lucasbhtemg@hotmail.com