"A Verdade não precisa de defesa; por si mesma ela se defende. A Verdade precisa ser proclamada!"

06 dezembro 2009

Esboço de Um Esquema



Por Jorge Fernandes Isah 

Incipientemente, tentei montar um esquema sobre a soberania de Deus e a criação, conforme exposta na Escritura. Não há uma ordem cronológica na proposta, e ele não quer explicar o dilema infra/supralapsariano (o qual acho irrelevante, tendo-se em vista que o decreto de Deus é único e não tem uma ordem sucessória, pois foi estabelecido fora do tempo. Porém, a proposição mais coerente com a soberania de Deus é o supralapsarianismo, que não conflita com a onisciência e onipotência divinas). É uma síntese do meu entendimento sobre a soberania de Deus e a criação, onde está contido o bem, o mal e a Lei Moral.
Pode parecer um esforço tolo ou pretensioso, mas creio que o entendimento da soberania de Deus é o divisor de águas que nos fará compreender o Senhor, Sua vontade, e a nos sujeitar completamente a Ele em servidão, inclusive, intelectual, ao reconhecer o Seu poder e como age em nossas vidas. E é isso que a Bíblia nos exorta a ser, meditar, compreender e aceitar.
Muitos reputam como algo impossível, mas se Deus nos revelou a verdade na Escritura, e deu-nos conhecê-la pela ação do Espírito Santo, não há porque refugarmos e afastar-nos das questões difíceis. Se essa não fosse a Sua vontade, que conhecêssemos os Seus preceitos, não nos teria dado a Palavra revelada e a capacidade de entendê-la.
Não se deve colocar "chifre em cabeça de cavalo" e ir além do que Deus nos faz conhecer, mas também não se pode negligenciar e ficar aquém do que Ele quer nos mostrar.
É urgente que se dê a Deus a glória devida, e entendamos que Ele não brinca de gato e rato com os Seus filhos, para, no fim, deixar-nos completamente abatidos, ignorantes diante da Sua palavra; mas deu-nos o poder de conhecê-lO pela Sua vontade, a qual todos estamos submetidos.

ESBOÇO DE UM ESQUEMA:

DEUS (É o ser supremo, e sujeita à Sua vontade tudo e todos, não havendo nada sobre Ele ou que o submeta, nem o bem, nem o mal ou a Lei moral. Portanto, Deus não está subordinado a nada do que criou, ao passo que tudo o que foi criado está-lhe subordinado ativamente)

CRIAÇÃO
(Tudo o que Deus criou por Sua vontade, seja para o bem ou para o mal, manifesta a Sua sabedoria)

BEM (Parte da Criação. Mas, também, atributo inerente de Deus, e o qual a Bíblia afirma ser a Sua natureza por definição)

MAL
(Parte da Criação. Do Seu eterno decreto)

LEI MORAL
(Parte da Criação. Do decreto de Deus. Por ela temos conhecimento do pecado e da condenação/punição)

QUEDA E PECADO
(Parte da Criação, do decreto de Deus, para que a graça e misericórdia fossem manifestadas na salvação dos eleitos; e a ira na condenação e castigo dos reprovados)

PREDESTINAÇÃO
(Tudo ocorre segundo a vontade de Deus, estabelecida antes da fundação do mundo. E nesse contexto soberano, Deus, em Sua infinita sabedoria, destinou alguns homens para a salvação e outros para a condenação eterna)

ELEIÇÃO E SALVAÇÃO
(Deus resgatou o Seu povo por Seu muito amor, que elegeu por filhos, a fim de se revelar a Sua graça e misericórdia, através do sacrifício do nosso Senhor Jesus Cristo na cruz do Calvário, o qual ressuscitou dos mortos corporalmente; e o mesmo ocorrerá com todos os santos salvos pelo Seu sangue em todas as eras)

CONDENAÇÃO
(Deus destinou à perdição aqueles que não seriam justificados pelo sacrifício do nosso Senhor Jesus Cristo na cruz do Calvário, os quais seriam endurecidos e mantidos cegados a fim de serem condenados e sofrerem a punição eterna no fogo do inferno, a fim de que a Sua ira fosse manifesta)


Este é o esboço das principais doutrinas bíblicas, em que a soberania de Deus encontra-se ativa em cada um dos pontos da criação, desde o início quando Ele as decretou, quanto agora em seu desenrolar, e no futuro, quando todo o Seu plano estiver completo e consumado, com os salvos vivendo eternamente na glória celestial, e os condenados recebendo a punição eterna no inferno... e a justiça de Deus triunfalmente contemplada.

2 comentários:

Oliveira disse...

Muito bom.

Eu realmente confesso que sei pouco e li pouco sobre o debate "infra/supralapsariano"... vou deixando para mais para frente e acabo nunca lendo.

Gosto da sua visão de que Deus fora do tempo (criado) vê tudo num plano só e num momento só, desta forma não teriam sequências temporais para Deus, mas sequências lógicas sim.

O esquema ficou perfeito... com uma "imperfeição"...:

No quesito Predestinação eu daria o foco de determinação de fatos e eventos da história (insignificantes como a queda de um cabelo e significantes como a queda de um império).

Assim, no "meu" esquema:
- Predestinação, falaria de fatos sequênciais cronológicos;
- Eleição, falaria de predestinação-escolha (igual como você fez);
- Condenação, falaria de predestinação-reprovação (igual como você fez).

Você no quesito Predestinação, está se repetindo no argumento quando fala de eleição e salvação.

Um grande abraço.

http://oliveira-reflexoes-reformadas.blogspot.com/

Jorge Fernandes Isah disse...

Natan Oliveira,

Obrigado pelos seus comentários, e pelo muito que me tem ajudado, ainda que ultimamente seus afazeres profissionais têm impedido-o de mantermos um contato mais assíduo, mas sei que será por pouco tempo, espero.

Em relação à "imperfeição" do esquema, incluí a salvação e a reprovação como "parte" do contexto da predestinação, informando que "tudo ocorre segundo a vontade Deus", o que pressupõe tudo. Realmente, faltou esclarecer os detalhes mínimos e máximos, e verei como inseri-los no texto.

Contudo, como é uma esboço, certamente é imperfeito, e não quis que o fosse perfeito (até porque sei da minha incapacidade), mas que representasse aquilo em que creio e que julgo revelado na Escritura.

No mais, um forte abraço, e obrigado por sua colaboração.

PS: A questão infra/supralapsariana refere-se à ordem cronológica dos eventos decretados por Deus quanto à queda de Adão. Mas para o meu esquema não têm a mínima importância.