"A Verdade não precisa de defesa; por si mesma ela se defende. A Verdade precisa ser proclamada!"

10 outubro 2011

A bênção esquecida












Por Natan de Oliveira


"Deus Todo-Poderoso te abençoe..." Gênesis 28.3a

Antes de dormir principalmente e sempre que achamos necessário, não economizamos tais palavras, tenho eu e a minha esposa adotado um hábito para abençoarmos nossos filhos.

Sim, eu não sou um homem que gosto de orar em público.
Não gosto nem mesmo de orar na igreja, falo daquela oração em voz alta que todos ouvem enquanto você a faz sozinho a pedido do pastor ou em situação semelhante.

Tenho aversão ao que eu chamo de ostentação espiritual.

Mas em muitos momentos o pai como sacerdote da sua casa e a mãe como referência espiritual para os filhos, devem sim verbalizar e mostrar para os filhos o caminho mais excelente.

O nosso hábito é o de abençoar os nossos filhos em voz alta.
E a nossa benção predileta é a mais famosa de todas, e por muitas famílias já esquecida em ser hábito:

“Deus te abençoe, meu filho.” Gênesis 43.29b

Antes de dormir, vou à cama da minha filha e a toco e lhe digo tais palavras.
Ela sempre responde com um quase inaudível “Amém” e logo desmaia de sono.

O meu pequenino, que ainda não domina a fala completamente, já sabe que quando a mãe lhe diz “dá boa noite para o papai” ele olha para mim e meio que espera o ritual da minha parte e eu lhe digo em alto e bom som “Deus te abençoe meu filho” e ele responde num movimento de uma pequena mãozinha me dando “tchau”.

Pais devem abençoar os filhos (e eles precisam ouvir isto dos pais), não só com palavras, mas também orando pelos seus filhos.

Mil e umas dificuldades eles passarão pela vida e no futuro o pecado que já está latente, mas principalmente na adolescência e vida adulta, os espera para atacar com todas as forças de sua malignidade.

Alguém pode achar fútil um pai abençoar seus filhos, mas a Bíblia assim determina que o façamos.
Gosto muito da benção que Deus determinou que Arão fizesse pelo povo:

“O Senhor te abençoe e te guarde;
O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti;
O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.” Números 6.24-26

Com estas palavras Deus nos mostra que tem para nós bênçãos, proteção, atenção, misericórdia, e paz.

BENÇÃOS imerecidas, pois tanto eu como meus filhos somos pecadores miseráveis.
Eles ainda muito sob a influência da Graça Comum de Deus, que os refreia, mas mesmo assim miseráveis pecadores.
Deixe Deus de atuar nas suas naturezas, se tornarão tão maus quanto suas naturezas pecaminosas permitirem.

Sim, precisamos demais das bênçãos do Senhor e a sua Graça Comum é muito preciosa, e oro para que Deus também alcance o quanto antes aos meus filhos com a Graça Salvadora, falo do novo nascimento espiritual.

“Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.” Salmos 91.1

PROTEÇÃO das circunstâncias ruins da vida, das setas malignas do pecado, proteção de nós mesmos, não a ponto de nos isolar de tudo e de todos, mas de tal forma que vocês estarão no mundo, e em contato com os outros jovens da vossa idade, mas sempre poderão perseverar no temor do Senhor, afinal pelos meus filhos eu oro como o Senhor também orou pelos seus quando disse:

“Não peço que os tires do mundo, mas que os livre do mal” João 17.15

ATENÇÃO e carinho da parte de Deus, principalmente nos momentos em que se sentirão desprezados, sozinhos, confusos na fé, tentados a duvidar que Deus os esteja sustentando e atento a cada passo seu.

“Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.” Salmos 139.9-10

MISERICÓRDIA, pois sem ela nenhum de nós poderá ver a Deus Filho no momento oportuno. Pelas misericórdias de Deus, e não por causa de nossas obras é que somos salvos. Miseravelmente mesmo após o novo nascimento o cristão eventualmente ainda peca, mas logo se lembra de que Deus é fiel, e as suas misericórdias duram de geração em geração.

“Faze resplandecer o teu rosto sobre o teu servo; salva-me por tuas misericórdias.” Salmos 31.16

Na dúvida e na insegurança o Senhor nos faz lembrar da Sua Palavra e dos Seus conselhos e relembrando Suas promessas encontramos força para continuar e caminhar cada dia, um de cada vez, sem se deixar levar pelas ansiedades do amanhã.

“Faze resplandecer o teu rosto sobre o teu servo e ensina-me os teus estatutos.” Salmos 119.135

Meus filhos

Quando vocês estiverem crescidos e tiverem sob os seus cuidados, os meus netos, façam como eu fiz com vocês: Orem pelos seus filhos...

“Agora, pois, ó Deus nosso, ouve a oração do teu servo e as suas súplicas... ... Faze resplandecer o teu rosto, por amor do Senhor.” Daniel 9.17

O nosso Deus não é surdo, e no momento oportuno voltará seus olhos para mim (vosso pai), para vocês (meus filhos) e para eles (meus netos).

E não esqueçam jamais, como muitos já se esqueceram, de ter sempre o hábito de abençoar seus filhos em voz alta.

Por isto hoje já disse, e vocês agora dormem, mas não me canso de repetir e de agora escrever: “Deus vos abençoe, meus filhos”.

“Senhor, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração. Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade, tu és Deus.” Salmos 90.1-2

FONTE: Reflexões Reformada

Nenhum comentário: