"A Verdade não precisa de defesa; por si mesma ela se defende. A Verdade precisa ser proclamada!"

21 janeiro 2011

Bem-aventurança: um contraste a ser seguido



O Senhor dos senhores e o Deus do deuses, o Mestre; ele mesmo lava os pés aos discípulos.
Estranho?! Contraditório?! então leia o texto abaixo, e verás um verdadeiro paradoxo.

Por André Luiz

Trabalho numa empresa multinacional aqui em Manaus, de muitos funcionários(mais ou menos 10 mil) e por conseguinte acabei fazendo algumas amizades, com diferentes tipos de pessoas: homens, mulheres, cristãos e não-cristão, alguns deístas¹, outros panteístas², alguns crentes e outros "ex-crentes"³, desviados do Caminho de Deus, alguns que são mais calmos, outro mais agitados, efim; uma empresa de dez mil funcionários tem gente de todo tipo e já devem imaginar.

Nessa virada de ano de 2010 para 2011, muitas pessoas passaram com suas famílias, com amigos e/ou parentes, com desconhecidos, em suas próprias residências, praças, praias, igrejas, hospitais; enfim, outras passaram dessa para melhor, outras, dessa para pior. E, nessa virada de ano, um amigo meu lá na empresa, depois de voltarmos das férias, procurou-me para contar as "novas", depois de acalmá-lo no seu entusiasmo ele parou e disse: "André, essa virada de ano foi a melhor da minha vida, nunca me senti mais feliz. Conheci algumas garotas(ele é casado, pelo menos tem a tão defendida união estável) e saí com elas e ..." pedi para ele parar de falar e o repreendi e disse que não concordava com aquilo e o instruí segundo a Bíblia.

É evidente que o entendimento que ele teve sobre felicidade, alegria não é diferente do de muitas pessoas.
Contudo, fica a pergunta no ar, o que é ser feliz então?! Como alcançá-la? Onde encontramos a felicidade? 

Vejamos algumas ideias que o mundo discorre sobre causas e efeitos para a felicidade:

  • Sobre alta-estima: Não se rebaixe, erga a cabeça; você é o melhor, não precisa de ninguém.
  • Sobre sentimentos pessoais: Sorria, é melhor sorrir que chorar;  não se entristeça.
  • Sobre comportamento: enfrente a briga, dê o troco; não se preocupe com isso, o mundo é assim mesmo e nós fazemos parte desse sitema; meu amigo liga não, aquele que tem pena do miserável fica no lugar dele; olha só isso, ouça isso aqui também, faça e deixe acontecer ninguém está vendo; deixa eles se matarem, eles não prestam para nada;
  • Sobre danos: corra atrás do prejuízo; não deixa eles te perseguirem, nem mentirem sobre vocês;
Não estou defendendo a vitória da injustiça sobre a justiça, não estou dizendo que prefiro o mal ao bem, não é isso. Muito diferente disso nós devemos buscar a justiça e o bem do nosso próximo, mas quanto a nós memos é que é a questão. Bom, não é sobre isso que quero falar, porém, fica esclarecido que não sou nem um "masoquista de quinta e de plantão". 

Jesus, porém, ensinou no famoso sermão do monte que a felicidade é totalmente o contrário:

 "Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte, e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos;
 e ele passou a ensiná-los, dizendo:
 Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.
 Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.
 Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.
 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.
 Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
 Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.
 Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.
 Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.
 Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós.
 Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós." Mt 5.1-12.

A Porta é estreita e apertado o caminho que nos leva à salvação. Como alguém que é altivo e não consegue baixar a cerviz pode entrar nesse caminho?!
Como, ante a Santidade de Deus e o conhecimento do nosso pecado, o homem não chora diante d'Ele?! Há a possibilidade de eu me arrepender amargamente e não derramar sequer uma lágrima?!
Sofrer injustamente até, possivelmente, chegar à beira da morte.
É como se fosse colocado na placa de uma igreja um slogan que diz o seguinte:

"Venham Sofrer"

Achas isso tudo uma contradição?! Mas a felicidade está aí. É óbvio que a felicidade não está necessariamente neste tipo de comportamento, mas em seus resultados.
O reino dos céus só é dado aos humildes, a consolação só é dado aos que choram, só irá herdar a terra os mansos e assim sucessivamente.
É interessante que o Senhor Jesus diz em Mateus 10.34-38:

" Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada.  Pois vim causar divisão entre o homem e seu pai; entre a filha e sua mãe e entre a nora e sua sogra.  Assim, os inimigos do homem serão os da sua própria casa.  Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim;  e quem não toma a sua cruz e vem após mim não é digno de mim. Quem acha a sua vida perdê-la-á; quem, todavia, perde a vida por minha causa achá-la-á."

Outra aparente contradição, mas essa parte final que diz:

"Quem procura os seus próprios interesses nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo, porque é meu seguidor, terá a vida verdadeira." NTLH 

A Vida Verdadeira só é dada àqueles que perderam a sua vida por causa de Cristo, está nisso a nossa verdadeira felicidade; conhecer a Cristo e, entregando-se a Ele em verdadeira humildade e chorando de tristeza pelos nossos pecados encontraremos felicidade em sua Salvação.

Quem disse isso foi um homem que conhece tudo isso na prática.
Ele mesmo sendo Deus esvaziou-se de si mesmo. Ele chorou pelo pecado, pelos pecados do seu povo. Ele foi manso, puro, teve compaixão da miséria alheia, foi um pacificador quando foram prendê-lo um dos seu sacou de uma espada e cortou a orelha de um dos malfeitores e ele, imediatamente, proibiu que o seu discípulo fizesse aquilo e curou aquele que fora cortado a orelha, mesmo sabendo que este mesmo não teria piedade dele. Ele foi durante toda a sua vida perseguido e caluniado por motivos injustos e ele sempre buscou a Justiça e obedeceu a vontade de seu Pai. E, depois de tudo isso, de ser um exemplo para nós, Ele foi brutal e ridiculamente morto numa cruz.
Mas foi ressuscitado e tem o Nome acima de todo os nomes. Ele é o Rei. O Senhor. O nosso amado Salvador.

Esta é a felicidade que Jesus nos ensinou. estamos dispostos a buscar esse tipo de felicidade?!
É claro que não é fácil, é uma tarefa árdua obedecê-la, contudo é nessa verdade que deve repousar nossa alma.
É um desafio segui-lo e ser como ele é, mas isso é uma dádiva que, infelizmente, e para a tristeza de muitos, não foi dada a todos.

Que Deus nos capacite a sermos esses bem-aventurados que ele com toda a autoridade nos ensinou a ser.

Amém.

¹. Deísmo é um entendimento filosófico que diz existir um Criador, contudo este mesmo está longe, não interfere na sua criação, não é providente.

². Panteísmo diz que Deus está na criação e  nesta se confunde, tudo torna-se uma parte da divindade.

³."Ex-crente" - Não acredito que haja ex crentes, pois os verdadeiros crentes nunca perderão a salvação.
Só usei a expressão que ouvi de um desses meus amigos da Honda.

Nota: Texto gentilmente cedido pelo autor e disponível originariamente em "Crer é difícil"

Nenhum comentário: