"A Verdade não precisa de defesa; por si mesma ela se defende. A Verdade precisa ser proclamada!"

12 abril 2009

A LEI E O EVANGELHO

















Por Ernest Kevan

Como meio de ajudar a memória de seus ouvintes, os pregadores dos séculos XII e XIII ocasionalmente produziam uma versificação dos seus sermões. Essas versificações dificilmente poderiam ser chamadas de poesia mas seu ritmo e rima auxiliavam grandemente na retenção das verdades contidas nelas. Ralph Erskine produziu uma rima desse tipo na qual indicou as visões puritanas do papel da Lei na vida do crente. Aqui está uma parte de um soneto de 386 versos que ele intitulou Os Princípios do Crente a respeito da Lei e do Evangelho. A Seção III é chamada A Harmonia entre a Lei e o Evangelho.


A lei é um tutor muito em voga,
Para o evangelho -graça um pedagogo,
O Evangelho para a lei não menos
Do que seu fim pleno para a justiça.

Quando outrora a lei ardente de Deus
Afugentou-me para a estrada do evangelho;
Então de volta à santa lei
Um evangelho -graça mais amável irá atrair.

Quando pela lei à graça sou disciplinado;
A graça pela Lei irá me governar;
Por isso, se eu não obedeço à lei,
Não posso manter o caminho do evangelho,
Obedeço, então, à lei:
E ambos em suas vestimentas federais,
E como uma regra de santidade.

O que no evangelho-tesouro é cunhado,
O mesmo na lei é prescrito:
Tudo o que as informações do evangelho ensinam,
A autoridade da lei alcança.

Aqui unem-se as mãos da lei e do evangelho,
O que este me ensina aquele comanda:
As virtudes com que o evangelho se agrada
As mesmas a lei autoriza.

E assim a lei-mandamento sela
Tudo o que o evangelho-graça revela:
O evangelho também para o meu bem
Sela com sangue tudo o que a lei demanda.

A lei mais perfeita ainda permanece,
E cada obrigação plena contém:
O Evangelho sua perfeição fala,
E então fornece tudo o que ela busca.

A lei-ameaça e preceitos, vejo,
Com o evangelho-promessa concorda;
Para o evangelho são uma cerca.
E este para eles uma subsistência.

A Lei justificará todo aquele
Que com o evangelho-resgate concorda;
O Evangelho também aprova para sempre
Todo aquele que obedece à lei.

Um mestre rígido foi a lei,
Demandando o tijolo, negando a palha;
Mas quando com a língua do evangelho canta,
Ordena-me voar e dá-me asas.

Extraído o livro "A Lei Moral", Editora Os Puritanos - Adquira o livro clicando no link www.puritanos.com.br
Meus comentários ao livro podem ser lidos AQUI

Nenhum comentário: