"A Verdade não precisa de defesa; por si mesma ela se defende. A Verdade precisa ser proclamada!"

11 fevereiro 2012

Meio Sola Scriptura?


Por Ednaldo Cordeiro


"É assim que Deus disse... ?" - Gn 3.1

Algumas coisas parecem nunca mudar, desde os primórdios a Palavra de Deus é posta em dúvida. Toda tentação perpetrada por Satanás é, por princípio, colocar o que Deus disse em dúvida. E quantos cristãos tem caído nessa armadilha demoníaca.

Recentemente, tenho lido sobre alguns temas controversos em muitos blogs, fóruns, sites, etc. E por controverso não estou me referindo ao eterno debate entre calvinistas e arminianos, mas aos debates sobre a cessação ou não dos dons espirituais, e sobre a licitude do ministério pastoral feminino.

Diante disso, tenho visto cristãos, pelo menos é assim que se identificam, mutilando a Escritura, para que esta se acomode melhor aos seus pressupostos. Notem que não estou usando a palavra "distorcendo", pois em alguns casos não é isto que estou vendo. Por mutilação, estou me referindo a negação da inspiração de certas passagens bíblicas, que estão sendo transformadas em acréscimos.

Os cessacionistas negam Mc 16.9-20, já, muitos dos, proponentes da ordenação feminina negam 1Co 14.34,35, para ambos são palavras não originais, são glossas escribais, acréscimos posteriores. Foi-se o tempo em que apenas as seitas alteravam a Palavra de Deus.

Devo concordar com o pastor Douglas Wilson quando diz "No corrente clima de incredulidade, a exegese correta [...] jamais irá solucionar qualquer coisa."¹, apesar do assunto tratado por ele ser o ministério feminino, podemos aplicá-la a qualquer outra aréa, pois o problema não é exegético, mas é uma questão de fé. Já faz um bom tempo que o Espírito Santo foi expulso de muitas convenções e concílios.

Estamos em uma época em que apesar da profusão de "igrejas", há fome da Palavra de Deus, estamos em dias em que Deus está enviando "fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as Palavra de Jeová". Temos "igrejas" em os demônios são entrevistados e, pasmem, falam a verdade, mesmo sendo Satanás o "Pai da Mentira".

Alguns anos atrás fui chamado de forma pejorativa de "bibliocêntrico" por um defensor do ministério feminino, mas apesar do pejo, é um ótimo título, fiquei, e fico, feliz por recebê-lo, pois certamente estamos cheios de "biblioexcêntricos" em nosso meio, pessoas para as quais a primazia da Palavra já não tem lugar em seus corações.

Cabe a Igreja do Deus Vivo, que é coluna e guardiã da Verdade, reafirmar, de forma destemida, não somente o SOLA SCRIPTURA, mas acrescentar a isso o TOTA SCRIPTURA. Chega de "meia Sola Scriptura"!


Um comentário:

Jorge Fernandes Isah disse...

Meus comentários no "Mural do Divinitatis Doctor":

"Ednaldo,

rapaz, sou cessacionista e reconheço, não somente Mc 16, mas toda a Escritura de Gênesis a Apocalipse, sem tirar nem um verso, como toda a palavra santa, perfeita, fidedigna e inspirada de Deus. Então, me exclua desse grupo de "incrédulos", por favor [rsrs].

Agora, o que você tem apontado é um gravíssimo erro, especialmente porque, qual é o critério para se pôr ou se tirar algo da Bíblia? Nada além da soberba e orgulho intelectual humano, e, diga-se de passagem, do homem caído, pecaminoso, limitado e inconstante, o qual, agindo assim, está a fazer-se de autoridade no lugar de Deus, inclusive sobre o próprio Deus.

Se há algo que me irrita profundamente, e não tenho paciência mesmo [tenho aprendido a ter paciência com os erros alheios, até porque sou bastante paciente com os meus, e não devia], é quando um "crente" vem com as boboseiras da crítica textual dizendo que isso é, isso não é, a palavra de Deus. Ora, pombas! Como ele pode saber e não saber, baseando-se em critérios e métodos que o próprio homem criou [novamente, caído, pecaminoso, etc], e assim validar ou não o que Deus nos entregou? Se isso não é soberba nem orgulho intelectual, pois o homem está-se fazendo juíz e "doutor" acima do próprio Deus, não sei o que é. Com esses, nem perco o meu tempo. Pois o axioma da fé cristã é exatamente este. Sem ele, a fé é um detalhe; por isso, cada vez mais há "crentes" que não crêem no A.T. e nas epístolas paulinas, por exemplo. E acabam por escolher não a verdade, nem a realidade escriturística, mas o delírio e o engano de se julgarem detentores do direito, mais que supremo, de estabelecer o que é ou não a palavra de Deus.
Republicando, para que outros irmãos tomem conhecimento desse verdadeiro câncer que acomete a maioria do pensamento cristão atual.

Grande e forte abraço!

Cristo o abençoe!"

E, ainda:

"Ednaldo,

à parte os erros gramaticais e ortográficos do meu comentário, ficou faltando uma ressalva: esse pessoal se considera muito "iluminado", como se fossem a quinta-essência da espiritualidade atual, porém, acontece que desde os primórdios da igreja [como você apontou no seu texto] que homens, guiados pelo seu orgulho e soberba, têm se especializado em difundir a sua descrença na Bíblia, fazendo outros descrentes. Marcião é, de certa forma, o pai dessa turma, mas creio mesmo que o pai de todos é o diabo!

Abraços"