"A Verdade não precisa de defesa; por si mesma ela se defende. A Verdade precisa ser proclamada!"

03 setembro 2009

Cristianismo








Por Tiago Vieira

Único sistema de pensamento capaz de adquirir e fornecer informação correta sobre a realidade.

Durante toda a história o ser humano busca incansavelmente o conhecimento e a verdade, porém, todas suas teorias e métodos o levam ao vazio e a dúvidas ainda maiores. "Só sei que nada sei" foi a conclusão óbvia de Sócrates após investigar e refletir sobre a realidade.

O homem caído é incapaz de chegar ao conhecimento da verdade por causa dos efeitos noéticos do pecado. Sua depravação não é apenas moral, antes de tudo é uma depravação intelectual. Sua mente está ofuscada e confundida pelo pecado que o corrompeu e afastou de Deus, o autor de todo conhecimento. A mente do homem não-regenerado está em escuridão, e seus pensamentos são inúteis:

"Portanto, em nome do Senhor eu digo e insisto no seguinte: não vivam mais como os pagãos, pois os pensamentos deles não têm valor, e a mente deles está na escuridão. Eles não têm parte na vida que Deus dá porque são completamente ignorantes e teimosos." (Efésios 4:17-18)

O empirismo de Locke, o ceticismo de Hume, o estruturalismo de Derrida, o existencialismo de Kierkegaard, a fenomenologia de Husserl, as idéias de Marx, o racionalismo de Descartes, e tantos outros "ismos" que o homem produziu ao longo da história são frutos de sua confusão lógica e do seu distanciamento do Criador.

O ser humano, por causa do pecado em sua mente, geralmente não consegue pensar de forma racional e lógica, e quando o faz, parte de premissas erradas, e isso o leva a conclusões igualmente erradas.


Somente por meio da regeneração operada pelo Espírito Santo, que dá vida e santifica a mente dos eleitos, eles podem conhecer a verdade, e essa verdade os liberta da ignorância e da rebelião contra o verdadeiro conhecimento.


O Senhor Jesus Cristo disse:

"Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim." (João 14:6)


Ele é o LOGOS, o conhecimento, a razão, a lógica e a verdade. Nele, por Ele e para Ele todas as coisas foram criadas, e somente Ele pode resgatar o homem da tolice e confusão intelectual. Cristo é a verdade não apenas religiosa, mas também ética, moral, epistemológica, metafísica, científica, política, artística, filosófica e intelectual. Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento.


"... e eles tenham toda a riqueza da forte convicção do entendimento, para compreenderem plenamente o mistério de Deus, Cristo, em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos." (Colossenses 2:2b-3)

A Escritura ensina que para o homem começar a ter sabedoria é necessário temer a Deus. Sem esse temor, o homem é um completo ignorante, nem ao menos começou a ter qualquer tipo conhecimento verdadeiro.

"O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; têm bom entendimento todos os que cumprem os seus preceitos; o seu louvor subsiste para sempre." (Salmo 111:10)

Por isso a Escritura afirma:

"É preciso que o coração e a mente de vocês sejam completamente renovados." (Efésios 4:23)

A ciência secular pós-moderna, que tira Deus do processo lógico, está fadada ao fracasso. É necessário que o homem se humilhe e reconheça sua impotência e incompetência em adquirir informação. Aqueles que se julgam sábios aparte de Deus são tolos, e estão enganando a si mesmos.

"Pois está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos. Onde está o sábio? Onde, o escriba? Onde, o inquiridor deste século? Porventura, não tornou Deus louca a sabedoria do mundo? Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura da pregação." (1 Coríntios 1:19-21)

Portanto, só há um sistema de pensamento correto, legítimo, verdadeiro e invencível: o CRISTIANISMO. Todos os outros são meras tentativas carnais e fracassadas de se chegar ao conhecimento. Nenhum deles (empirismo, marxismo, existencialismo, agnosticismo, ceticismo, racionalismo secular, etc) pode responder as questões últimas da vida, e consequentemente, nenhum deles pode dar resposta a qualquer outra pergunta, mesmo as mais simples.

Nós cristãos, que temos a mente de Cristo, podemos derrubar facilmente qualquer argumento secular contra a verdade, e massacrar qualquer filósofo não-cristão num debate. Basta nos armarmos da Escritura, e sabermos manejá-la corretamente.

"As armas que usamos na nossa luta não são do mundo; são armas poderosas de Deus, capazes de destruir fortalezas. E assim destruímos idéias falsas e também todo orgulho humano que não deixa que as pessoas conheçam a Deus. Dominamos todo pensamento humano e fazemos com que ele obedeça a Cristo." (2 Coríntios 4-5)

Venha a nós o Teu reino. Amém!

Fonte: Cristão OnLine

2 comentários:

Anônimo disse...

Ótimo texto.
O cristianismo é a verdadeira religião, e a única onde há explicação lógica para todas as nossas respostas. Além do que é apenas nela que encontramos o Deus amoroso e cheio de graça, que se entregou por nós: Jesus Cristo!

Jorge Fernandes Isah disse...

Anônimo,
Obrigado por sua visita.
Você apreendeu bem aquilo que o Tiago quis dizer no texto, e é exatamente isso que o Cristianismo é: a religião verdadeira, cujo Senhor e Salvador é Jesus Cristo.
Abraços.