tag:blogger.com,1999:blog-7907207957113650298.post7557371659001330020..comments2023-10-19T08:56:45.071-03:00Comments on GUERRA PELA VERDADE: Calvino, Berkhof e H.J. Kuiper: uma comparaçãoJorge Fernandes Isahhttp://www.blogger.com/profile/08382129717738845288noreply@blogger.comBlogger3125tag:blogger.com,1999:blog-7907207957113650298.post-29583573909690196362011-08-27T21:23:22.494-03:002011-08-27T21:23:22.494-03:00Jorge, concordo com praticamente tudo que disse. ...Jorge, concordo com praticamente tudo que disse. <br /><br />Realmente se falarmos da "graça" nos referindo à graça irressitivel, isso não é oferecido para ninguém, mas concedido apenas aos eleitos. <br /><br />Mas se falarmos da "graça" nos referindo a Cristo, ou ao perdão dos pecados, então realmente há uma oferta para todos, mas nem todos a recebem. <br /><br />Calvino, no caso, nega que existe a primeira oferta, mas sustenta a segunda. <br /><br />Um abraço e que Deus o abençoe ricamente!!!Emerson Campos Pinheirohttps://www.blogger.com/profile/18280532169176435852noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7907207957113650298.post-57366914955369594072011-08-26T20:43:19.204-03:002011-08-26T20:43:19.204-03:00Emerson,
entendo o seguinte: há um chamado ao ar...Emerson, <br /><br />entendo o seguinte: há um chamado ao arrependimento, de que Deus será misericordioso com o pecador arrependido; é proclamado a todos os homens através da pregação. É o chamado para que todos se arrependam [mas somente os eleitos o farão]. Isto é uma coisa. A outra coisa é a graça, que não é oferecida, mas é outorgada apenas aos eleitos, por isso ela é irresistível, de forma que o eleito a receberá [como a misericórdia divina]. Veja bem, o chamado é ao arrependimento, pois o homem é quem se arrepende, não Deus. A graça é um favor de Deus, e somente ele pode dá-la a quem quer. Logo, não podemos ofertar aquilo que não é nosso, ao contrário do arrependimento que somente o homem pode ter.<br /> <br />Assim, a graça é derramada sobre o eleito primeiramente [tentando definir uma sequência lógica sobre a salvação] para então ele se arrepender e receber a misericórdia de Deus. Nesse ponto, a graça opera a misericórdia, e não o contrário.<br /><br />Hoekesema, ao meu ver, está dizendo exatamente isso. E me parece, nos trechos pinçados por ele do livro de Calvino, que esse também era o entendimento do reformador. A graça não pode ser ofertada, pois como pode-se ofertar algo que não se pode dar? <br /><br />Há uma oferta geral para o arrependimento [pois, ao contrário de Deus, não sabemos quem é ou não eleito; quem se arrependerá ou não], mas o arrependimento somente será eficaz no eleito, que recebeu a graça divina, e decorrente dela a misericórdia, na forma do perdão. <br /><br />Cristo o abençoe!Jorge Fernandes Isahhttps://www.blogger.com/profile/08382129717738845288noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7907207957113650298.post-74509540875386793312011-08-26T18:58:58.546-03:002011-08-26T18:58:58.546-03:00Hoeksema, tenta forçar as palavras de Calvino para...Hoeksema, tenta forçar as palavras de Calvino para buscar sustentação para sua igreja. É claro que Calvino não concorda com o fato da graça ser oferecida IGUALMENTE a todos, já que a graça é ofertada eficazmente para os eleitos, embora seja oferecida geralmente para todos. <br /><br />O que não pode ser ignorado é que Calvino sustentou claramente a oferta de Cristo a todos sem exceção:<br /><br />5) “Para as ovelhas perdidas da casa de Israel”. "Ele dá a denominação de ovelhas da casa de Israel não somente para os eleitos, mas para todos aqueles que eram descendentes dos santos pais; porque o Senhor incluiu todos no pacto, e foi prometido indiscriminadamente a todos como um Redentor, assim Ele também se revelou e se ofereceu a todos sem exceção. É digno de observação, que Ele se declara ter sido enviado para as ovelhas PERDIDAS, de modo que Ele nos assegura, em outra passagem que veio salvar o que estava perdido (Mateus 18:11). Agora, como nós desfrutamos desse favor, nos dias de hoje, em comum com os judeus, nós aprendemos qual é a nossa condição até que Ele surja como nosso Salvador". John Calvin Matthew 15:24<br /><br />"Novamente, a palavra “ovelhas” é aplicada até mesmo para os réprobos, que, propriamente falando não pertencem ao rebanho de Deus, porque a adoção se estende a toda a nação; assim aqueles que mereciam ser rejeitados, por conta de sua traição, são em outros lugares chamados filhos do reino Mateus 8:12.) Em resumo: pelo termo “ovelhas” Cristo recomenda os judeus aos apóstolos, para que eles possam dedicar seu labor a eles, porque eles não poderiam reconhecer ninguém como rebanho de Deus, a não ser aqueles que foram recolhidos ao aprisco". John Calvin Matthew 10:6.Emerson Campos Pinheirohttps://www.blogger.com/profile/18280532169176435852noreply@blogger.com